Os incêndios florestais têm provocado vários impactos sobre o solo, vegetação, fauna silvestre e ar atmosférico, entre outros. Particularmente no estado do Paraná, no período de 2005 a 2010, foram registrados 54.793 incêndios, que afetaram 172.130 hectares. Considerando os aspectos relacionados aos incêndios florestais, é correto afirmar:
  • A. Todas as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais estão baseadas no triângulo do fogo, sendo que o seu início e propagação são influenciados por fatores ambientais.
  • B. Por definição, incêndio florestal e queima controlada são sinônimos. Seu monitoramento pode ser feito por satélite, que detecta o foco de calor e registra a sua ocorrência.
  • C. Para que um incêndio de copa ocorra, é necessário que exista proximidade entre as copas das árvores e vento. Esse tipo de incêndio florestal deve ser combatido pelo método direto.
  • D. Entre as formas de vigilância da área contra incêndios florestais, o patrulhamento terrestre representa uma forma eficiente, que deve ser mantida durante todo o ano, percorrendo as estradas principais, a fim de detectar e extinguir rapidamente o fogo.
  • E. Uma das possíveis causas dos incêndios florestais é a incidência dos raios solares em garrafas de vidro ou em cristais de rocha jogados indevidamente na área.