A erosão dos solos pode ser minimizada através do “planejamento do uso de solos” em empreendimentos florestais. Em relação a esse tema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As voçorocas constituem uma forma de erosão, ocasionada por grandes concentrações de enxurrada que passam no mesmo sulco, que vai se ampliando e formando grandes cavidades em extensão e profundidade.

( ) Na chamada “erosão em sulcos” ocorre uma remoção de camadas delgadas de solo sobre uma área. Essa forma de erosão, muitas vezes, é a menos detectada, por isso torna-se bastante perigosa.

( ) Pequenas irregularidades na declividade do terreno podem resultar na chamada “erosão laminar”. Nesse caso, pode ocorrer uma concentração em alguns pontos da enxurrada, atingindo volume e velocidade suficientes para formar riscos mais ou menos profundos.

( ) A erosão eólica ocasiona mudança na textura, nas condições físicas e na fertilidade do solo. Suas partículas mais grossas são carregadas pelo vento, permanecendo as mais finas e menos produtivas.

( ) A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorre em geral em regiões planas, de pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa, predominando ventos fortes. Ela se constitui em um problema sério quando a vegetação natural é removida ou reduzida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – V – V.
  • B. V – F – V – F – V.
  • C. F – V – V – F – F.
  • D. V – F – F – F – V.
  • E. F – V – F – V – F.