Em relação a manejo de gramados, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O uso inadequado de equipamentos para o corte dos gramados é um dos fatores-chave para a degradação dos gramados. Cortadores de facas reguladas muito baixas ou o uso inadequado das roçadeiras costais com fios são os principais agentes de degradação.

( ) A presença de plantas com espinhos como a roseta (Soliva petrosperma) em gramados é um indicador de compactação do solo.

( ) Gramíneas tolerantes a ambientes sombreados possuem folhas tenras e são muito sensíveis ao pisoteio, de modo que, em ambientes sombreados, a integridade do gramado está vinculada à restrição da circulação de pessoas.

( ) Para recuperar um gramado compactado sem substituir parte da camada de solo, inicialmente é preciso eliminar a causa da compactação. O passo seguinte é o corte da grama na altura apropriada (normalmente 5 cm), mantendo-se parte dos resíduos cortados sobre o solo. A adição de matéria orgânica ou solo com elevado teor de matéria orgânica poderá ser uma boa opção. A cobertura do gramado com terra é uma prática discutível. Tem efeito positivo para corrigir irregularidades, mas não deve ser uma prática rotineira.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • A. V – V – V – V.
  • B. F – V – V – F.
  • C. F – V – F – V.
  • D. V – F – F – V.
  • E. V – F – V – F.