Assinale a alternativa que apresenta a correta correlação entre o termo e a definição apresentada, quando se fala de alguns aspectos gerais que envolvem as grandes culturas agropecuárias:
  • A. Agroquímicos, agrotóxicos: produtos químicos destinados ao uso em setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas, e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, com o propósito de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento.
  • B. Análise do solo: exame laboratorial do solo com a finalidade de determinar o teor dos nutrientes biológicos fundamentais ao desenvolvimento das plantas, sendo a base para a definição da recomendação dos tipos e quantidades de adubos a serem aplicados. É um procedimento de avaliação da fertilidade do solo, considerado um dos melhores parâmetros disponíveis para diagnóstico dos níveis de nutrientes antes do plantio, por possibilitar a correção da limitação nutricional naquela safra.
  • C. Autotrófica, autótrofo: organismo que, a partir de compostos orgânicos, fabrica seu próprio alimento mediante fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplos: as plantas verdes, as algas e algumas bactérias.
  • D. Aeração: reoxigenação do solo e das culturas nele existente com a ajuda do ar. A aeração pode também ter por fim a eliminação de um gás dissolvido na água: ácido carbônico, hidrogênio sulfurado.