Sobre as condições higiênico-sanitárias e as boas práticas de fabricação para estabelecimentos elaboradores e industrializadores de alimentos, analise.

I. Os recipientes que são reutilizados devem ser feitos de material que permita limpeza e desinfecção completas. Aqueles usados com matérias tóxicas podem ser utilizados posteriormente para alimentos ou ingredientes alimentares, desde que limpos.

 II. Nas áreas de manipulação de alimentos, os pisos deverão ser de materiais resistentes ao impacto, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes, não podendo apresentar rachaduras, e devem facilitar a limpeza e a desinfecção. Os líquidos deverão escorrer para os ralos (sifonados ou similares), impedindo a acumulação nos pisos.

III. Em áreas de manipulação de alimentos, devem ser evitados o uso de madeira e outros materiais que não se possam limpar e desinfetar adequadamente, a menos que não tenha certeza se seu emprego não será uma fonte de contaminação.

IV. Para a lavagem das mãos do pessoal que trabalha nos estabelecimentos, deve dispor-se de água fria ou fria e quente, assim como de elementos adequados para a limpeza das mãos. Deverá haver um meio higiênico apropriado para secagem das mãos, de preferência toalhas de tecido.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, IV

  • B.

    I, II, IV

  • C.

    II, IV

  • D.

    II, III

  • E.

    III