Sobre o cultivo protegido (estufa), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.

( ) Tipo de cultivo que torna possível alterar, de modo acentuado, o ambiente de crescimento e de reprodução das plantas, com controle parcial dos efeitos adversos do clima.

( ) Em cultivos protegidos, justamente por suas peculiaridades, não é significativo o aparecimento de doenças e patógenos, uma vez que ocorrem mais facilmente em cultivos convencionais. Mas, mesmo que apareçam doenças, estas ocorrem em formas muito atenuadas.

( ) Permite obter colheitas fora de época normal, maior crescimento das plantas, precocidade de colheita, possibilidade de maior eficiência no controle de doenças e pragas, redução de perdas de nutrientes por lixiviação, redução de estresses fisiológicos das plantas, aumento de produtividade, aumento do período de colheita para culturas de colheita múltipla e melhoria na qualidade de produção.

( ) No Brasil, os plásticos começaram a ser empregados na produção agrícola a partir da década de 70, porém, a partir da década de 80, esta atividade se expandiu rapidamente, com o sucesso econômico das primeiras estufas plásticas implantadas no cinturão verde de São Paulo/SP e cultivadas com hortaliças de consumo nobre.

A sequência está correta em

  • A.

    F, F, V, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, F, V, V

  • D.

    V, V, F, F

  • E.

    V, V, V, F