Os conhecimentos de hidrologia sempre foram importantes para a agricultura, tanto nas questões referentes à conservação do solo e da água como também nos aspectos ligados à proteção de estruturas hidráulicas rurais, como pontes, bueiros, canais e extravasores de barragens. Outra aplicação da hidrologia na agricultura está relacionada às outorgas de uso de água para irrigação. Com relação à hidrologia, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das possíveis conseqüências do efeito estufa é o rebaixamento dos oceanos, o que tornaria impossível o ancoramento de grandes embarcações nos atuais portos, onde são embarcados os produtos para exportação.

  • B.

    Considerando um modelo hidrológico simplificado, em que o escoamento superficial seja a diferença entre o total precipitado e o total infiltrado, é possível calcular o volume de água escoado em uma bacia hidrógrafa, multiplicando-se a área da bacia hidrógrafa pela diferença entre a lâmina precipitada e a infiltrada.

  • C.

    A equação hidrológica de Green e Ampt, modificada em 1973 por Mein & Larson, é muito usada na estimativa do total de água infiltrada no solo proveniente de chuvas. Uma das vantagens dessa equação é que ela permite uma solução analítica direta.

  • D.

    A outorga de água para irrigação no Brasil é feita, nos casos em que não se prevê represamento, com base em medição da vazão na época mais seca do ano, e a vazão outorgada deve ser de até 50% do valor obtido nessa medição.

  • E.

    Normalmente, bacias hidrográficas de formato arredondado são mais propícias a apresentar, em dias de chuvas intensas, curvas hidrográficas mais achatadas, de grande duração e pequenos picos.