No manejo de grãos e de sementes em unidades armazenadoras e em terminais de embarque, podem ser empregados diversos sistemas de transporte, carregamento e descarregamento: correia transportadora, rosca sem-fim, elevadores de caneca e transportadores pneumáticos, entre outros. Relativamente a esses transportadores, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das vantagens da rosca sem-fim, quando comparada com a correia transportadora, é que, na primeira, o dano mecânico ocasionado aos grãos é bem menor.

  • B.

    A desvantagem da rosca sem-fim é que ela não permite o transporte de grãos em posição inclinada em relação à posição horizontal.

  • C.

    O elevador de canecas opera tanto na posição vertical como na horizontal e requer baixa potência por tonelada transportada, porém ele provoca sérios danos ao material transportado, razão por que não é recomendado para unidades armazenadoras de sementes.

  • D.

    Os transportadores pneumáticos normalmente operam por sucção, por pressão, ou de forma combinada, e são empregados, com freqüência, no carregamento e descarregamento de navios.

  • E.

    Os transportadores pneumáticos não causam danos mecânicos aos grãos transportados, o que consiste em uma grande vantagem desse tipo de transportador.