No geoprocessamento, são utilizadas técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações georreferenciadas ou geoposicionadas em relação a um sistema de coordenadas geográficas da superfície terrestre. Essa tecnologia tem otimizado os trabalhos de várias áreas de conhecimento, incluindo a Agronomia. Com base nesse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O sistema de posicionamento global (GPS) foi projetado de forma que, em qualquer lugar da Terra e a qualquer instante, existam, pelos menos, quatro satélites visíveis acima do horizonte para um observador. Essa situação garante a condição geométrica mínima necessária à determinação da posição em tempo real. Assim, qualquer usuário equipado com um receptor de sinais GPS poderá determinar a sua posição em tempo real.

  • B.

    Os sistemas de informações geográficas (SIGs) são destinados ao tratamento computacional dos dados georreferenciados. Um SIG armazena a geometria e os atributos desses dados e gera bancos de dados digitais passíveis de serem manipulados e atualizados periodicamente, o que proporciona o monitoramento das atividades em desenvolvimento.

  • C.

    Os SIGs são constituídos por softwares especializados, que demandam grande capacidade de processamento e armazenamento dos computadores. Os softwares mais utilizados que constituem um SIG incluem o SPRING, o ArcView, o ENVI e o AutoCAD.

  • D.

    Para a utilização do geoprocessamento, é necessário o conhecimento dos diversos tipos de dados implementados nos SIGs. Os principais tipos de dados são: mapas temáticos, mapas cadastrais, redes, imagens de satélite e modelos numéricos de terreno.

  • E.

    As imagens de satélite estão se tornando produtos essenciais à análise da superfície terrestre. Essas imagens são obtidas por vários tipos de sensores acoplados aos satélites e variam em resolução tanto espacial, quanto espectral, temporal e radiométrica.