Os macronutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre exercem importantes funções no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas cultivadas. Com respeito à dinâmica dos nutrientes no solo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A lixiviação é um processo comum em solos de cerrado, especialmente, em áreas de alta precipitação e com solos bem drenados. Características do solo, como capacidade de retenção, taxa de movimentação da água, capacidade de troca aniônica e atividade biológica, influenciam a lixiviação do nitrogênio.

  • B.

    O nitrogênio do solo encontra-se, quase que totalmente, na forma orgânica, forma não-disponível para as plantas, e muito pouco na forma inorgânica, passível de absorção pelas plantas. A desnitrificação é o processo de transformação do nitrogênio amoniacal em nitrogênio nítrico pela ação de bactérias nitrificadoras do solo, na presença de oxigênio.

  • C. Após a dissolução dos adubos fosfatados no solo, praticamente todo o fósforo é retido na fase sólida, o que forma compostos menos solúveis. Entretanto, grande parte do fósforo retido é aproveitado pelas plantas, conforme a cultivar plantada, a textura do solo, os tipos de minerais de argila e a acidez do solo.
  • D.

    A correção da acidez é uma prática que contribui para aumentar a disponibilidade de fósforo no solo e a eficiência dos fertilizantes fosfatados. Entretanto, quando se utilizam fosfatos naturais, cuja solubilização é beneficiada pela acidez do solo, a calagem acarreta a redução na solubilidade de fósforo, principalmente quando feita em quantidades superiores à dose recomendada para se elevar a saturação, por bases, para 50%.

  • E.

    O suprimento de potássio às plantas, na forma iônica de K+, varia em função da forma como ele se encontra no solo, da sua quantidade e do seu grau de disponibilidade nas diferentes formas, bem como das características físicas que afetam sua condução através da solução do solo até a superfície da raiz.