O clima e os organismos vivos, que atuam ao longo do tempo sobre os materiais minerais e orgânicos, promovem sua transformação, originando diferentes solos sob variadas condições de topografia. A partir de ações de intemperismo, como as provocadas por organismos vivos e pelo clima, a rocha se decompõe, formando o solo. Acerca dos atributos morfológicos, físicos e químicos dos solos, assinale a opção correta.

  • A.

    A cor do solo é a característica que sobressai no perfil, sendo de fundamental importância na identificação e na delimitação de camadas e horizontes. De certo modo, a cor do solo reflete a quantidade de óxidos de ferro, de matéria orgânica e a classe de drenagem do mesmo.

  • B.

    Porosidade é o volume do solo ocupado pela água e pelo ar, e varia com o tamanho das partículas do solo e com seu estado de agregação. Um solo ideal é aquele em que predominam os poros pequenos em relação aos grandes, o que lhe confere boas propriedades de permeabilidade, aeração e retenção de água.

  • C.

    Em campo, a textura de um solo pode ser avaliada pelo tato, por meio da sensação obtida ao se esfregar determinada quantidade de terra úmida entre os dedos. Em laboratório, pode ser determinada pela proporção das frações granulométricas de areia (2,0 mm a 0,05 mm), argila (0,05 mm a 0,002 mm) e silte (menor que 0,002 mm), na massa do solo.

  • D.

    Os solos eutróficos apresentam saturação por bases (V%) inferior a 50% no horizonte B e elevados teores de alumínio.

  • E.

    Os solos álicos apresentam saturação por alumínio (m%) inferior a 50% e, normalmente, elevada fertilidade.