O sucesso de uma empresa rural, atualmente, depende basicamente de gerenciamento, isto é, de habilidade técnica e administrativa para o aproveitamento racional de recursos à disposição do empreendimento, como terra, máquinas e implementos agrícolas, animais, recursos humanos etc. A respeito do planejamento e desenvolvimento de atividades agrícolas, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento operacional pode ser corretamente definido como um conjunto de planos orçamentários fundamentados em premissas condizentes com a realidade da empresa, nos ambientes interno e externo, e formalmente estabelecidos em resultados econômico-financeiros que permitam que a administração conheça, a priori, os resultados operacionais de cada atividade da empresa rural e, em seguida, execute os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

  • B.

    Os fatores internos e externos que afetam os resultados econômicos da empresa devem ser bem conhecidos pelo administrador, que, por ter controle direto sobre esses fatores, pode agir para melhorar os rendimentos dos negócios.

  • C.

    O tamanho de uma empresa deve ser medido, em primeiro lugar, pela extensão de terra possuída e depois, pela capacidade de produção, ou seja, pelo o faturamento, por unidade de área, com hortaliças, fruteiras, grãos, quantidade de bovinos de acordo com a idade e, conseqüentemente, pela lucratividade e retorno sobre os investimentos.

  • D.

    A melhor combinação de atividades, numa fazenda, é aquela em que são utilizados, de modo menos intensivo, todos os fatores de produção existentes na empresa, permitindo-se sua adequada conservação.

  • E.

    o setor agrícola, a eficiência do trabalhador geralmente é reduzida quando o contrato de trabalho assalariado é transformado em sistema de parceria, relação comum nesse setor.