O manejo de pastagem visa à manutenção do equilíbrio entre o rendimento e a qualidade da forragem produzida, bem como à da composição botânica desejada para o pasto, com concomitante maximização de produção por animal e por área. Dessa forma, o conhecimento das inter-relações entre os componentes envolvidos é de vital importância no controle e na manipulação dos sistemas de pastejo. Acerca do manejo de pastagens, assinale a opção correta.

  • A.

    O pastejo contínuo é recomendado para gramíneas cespitosas de intenso perfilhamento e que apresentem processo precoce de alongamento do caule, enquanto o pastejo rotacionado é recomendado para pastagens de gramíneas estoloníferas ou cespitosas que apresentem processo tardio de elevação do meristema apical.

  • B.

    Quando o criador mantém a taxa de lotação constante nas suas pastagens, a ocorrência de veranicos em pastos não-irrigados determina a redução da taxa de crescimento do pasto, o que acarreta aumento na pressão de pastejo. Esse aumento pode ter um efeito imediato, se a disponibilidade de pasto anterior for excessiva, ou, caso isso não ocorra, um efeito posterior, com aumento da disponibilidade de pasto para a estação seguinte.

  • C.

    As espécies de capins mais exigentes em fertilidade, como o capim colonião e o andropógon, se estabelecem, de forma satisfatória, em solos de menor fertilidade, somente se receberem adubação química, enquanto o capim braquiária, por seu baixo nível de exigência, é capaz de se estabelecer sem o uso de adubação, mesmo em solos de baixa fertilidade.

  • D.

    Incluem-se entre os fatores que mais contribuem para a degradação de pastagens: manejo inadequado; sobrepastoreio; diminuição da fertilidade do solo; ocorrência de doenças e pragas; presença de plantas indesejáveis; falta de adaptação da espécie; incompatibilidade entre espécies associadas.

  • E.

    Parte dos nutrientes da forragem consumida pelos animais fica imobilizada nas fezes, que normalmente são distribuídas no pasto uniformemente, além de liberarem rapidamente os nutrientes, via decomposição.