A técnica de cultura de tecidos tem sido uma ferramenta de vital importância na obtenção de plantas livres de pragas e doenças, na propagação clonal e na conservação de germoplasma de espécies vegetais. Acerca da utilização da cultura de tecidos em fruticultura, assinale a opção correta.

  • A.

    O custo de produção de mudas de abacaxizeiro pelo método convencional de micropropagação é relativamente baixo, em razão da alta taxa de multiplicação e de sobrevivência das plantas dessa espécie na fase de aclimatação.

  • B.

    A diminuição da concentração de CO2 intensifica crescimento e o desenvolvimento in vitro de muitas espécies vegetais, incluindo-se as frutíferas.

  • C.

    A aclimatização é um processo essencial em todos os protocolos de micropropagação. Nesse processo, pode haver excessiva perda de água por transpiração e baixa capacidade fotossintética das plantas, o que compromete a sobrevivência das mudas.

  • D.

    Na aclimatização, o desenvolvimento das plantas de abacaxizeiro in vivo é rápido, sendo que elas levam, em média, 20 dias para atingirem o tamanho ideal para serem levadas ao campo.

  • E.

    Plantas in vitro de abacaxizeiro, quando submetidas ao efeito de reguladores de crescimento, apresentam indução de dormência, porém perfilham menos em relação às plantas não-tratadas.