O crescimento de suínos é influenciado por fatores como potencialidade genética, disponibilidade de nutrientes, idade e condições sanitárias das instalações. O peso dos animais, quando adultos, está intimamente relacionado com o peso do tecido muscular, ao passo que o conteúdo de gordura é muito variável quando os animais atingem a idade adulta. Acerca da nutrição dos suínos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os suínos engordam à medida que vão crescendo. A composição do organismo depende, principalmente, da taxa de acúmulo de tecido adiposo (2% de proteína e 8 a 12% de água), que, por sua vez, depende do estágio de desenvolvimento e da quantidade de alimento que é oferecida aos animais.

  • B.

    O desmame precoce segregado, que ocorre, normalmente, entre 60 a 90 dias de idade, é um procedimento que visa ao controle de doenças específicas e ao melhoramento do desempenho produtivo na fase de crescimento-terminação dos suínos.

  • C.

    As rações, na fase de crescimento dos suínos, representam de 20% a 25% dos custos totais de alimentação em criações de ciclo completo. Nessa fase, os suínos atingem o momento de maior velocidade de deposição de tecido adiposo, sendo, portanto, muito importante a inclusão de ácidos graxos na ração para que se promova o máximo ganho de peso.

  • D.

    Na fase de gestação, é recomendada, tanto para porcas, quanto para leitoas, uma dieta mais completa, com o aumento do fornecimento de alimentos energéticos, especialmente.

  • E.

    A energia digestível aparente corresponde à energia digestível de uma unidade de peso de alimento somada à energia de combustão dos produtos da digestão que correspondem à urina e aos gases.