Na busca de maior eficiência, na suinocultura, devem ser utilizadas tecnologias capazes de responder com melhores índices produtivos e maiores retornos para os criadores e industrialistas e maior satisfação para o consumidor do produto final. Nesse contexto, a utilização de reprodutores de alto valor genético é fundamental para o aumento da produtividade por fêmea de plantel, para o aumento da eficiência de transformação do alimento consumido em carne, do rendimento e da qualidade da carne dos animais industrializados. A respeito do melhoramento genético dos suínos, assinale a opção correta.

  • A.

    A seleção de progênies superiores, que sempre é feita diretamente via manipulação de cromossomos, visa aumentar a freqüência dos genes desejáveis de determinada(s) característica(s).

  • B.

    As possibilidades de ganhos genéticos são tanto maiores e mais rápidas quanto menor for a variabilidade genética disponível e quanto menor for a intensidade de seleção aplicada.

  • C. A herdabilidade representa a proporção da variação fenotípica em relação à variância genética causada pelos genes com efeitos dominantes, isto é, genes que determinam mudanças no valor da característica à medida que aumenta a sua freqüência na população.
  • D.

    Os animais three-cross são resultantes do cruzamento de três raças, processo que permite explorar 100% da heterose materna, em relação às duas raças que deram origem às fêmeas F1 e 33,3% da heterose direta nos animais de abate, em relação às três raças envolvidas, sendo a terceira uma raça terminal de machos. Exemplo bem conhecido desse processo é o produto do acasalamento de fêmeas F1 Large White- Landrace com machos Duroc.

  • E.

    A interação entre genótipo e ambiente refere-se ao desempenho diferenciado de duas ou mais raças submetidas a diferentes condições de criação. Essa interação pode ocorrer, por exemplo, quando duas raças de suínos submetidas aos regimes de alimentação com ração à vontade e ração restrita apresentam desempenho diferenciado, obtendo-se melhores resultados com uma ou outra raça, de acordo com a forma como os animais são alimentados.