A ciclagem de nutrientes em florestas nativas é um processo de vital importância para o equilíbrio ecológico de florestas naturais e das plantações florestais de espécies nativas. Acerca da ciclagem de nutrientes em florestas nativas, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas savanas, o maior estoque de nutrientes localiza-se nas grandes árvores e no sistema radicular, que é bastante desenvolvido e profundo, podendo funcionar como um reservatório útil, principalmente durante o período da seca.

  • B.

    A ciclagem de nutrientes em florestas pode ser corretamente analisada por meio de compartimentalização da biomassa acumulada nos diferentes estratos, de quantificação das taxas de nutrientes que se movimentam entre seus compartimentos e por meio da produção de serapilheira, de sua decomposição, lixiviação, entre outros fatores.

  • C.

    O ciclo geoquímico refere-se às trocas químicas entre o solo e as plantas (reciclagem), enquanto o ciclo biogeoquímico caracteriza-se pelas trocas de elementos minerais entre determinado ecossistema e seus componentes externos.

  • D.

    O desmatamento provoca a degradação da vegetação e do solo e causa sérias alterações no microclima das florestas, interferindo na fixação, lixiviação e volatilização do nitrogênio e do potássio. A abertura de clareiras nas matas provoca o aumento da temperatura do solo, facilitando a propagação do fogo durante os períodos mais secos.

  • E. A implantação de plantios mistos com essências florestais é uma estratégia adequada, por combinar as demandas diferenciadas por nutrientes de cada espécie, gerando reflexos positivos sobre a qualidade do local e o crescimento das árvores. Nesse contexto, as espécies secundárias e clímax são mais ativas na absorção e na eficiência do uso dos nutrientes que as espécies pioneiras.