Na vistoria, o engenheiro de avaliações deverá observar as produções vegetais, descrever seu estado vegetativo e sanitário, seu estágio atual de desenvolvimento, produtividades esperadas e riscos de comercialização, adequação às condições da região e riscos climáticos. Esses elementos serão necessários nos casos de avaliação de culturas pela capitalização da renda, método também conhecido como valor econômico.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada ao assunto abordado no texto acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um avaliador está trabalhando em uma região que é especializada em uma monocultura, onde o nível tecnológico utilizado e os solos são bastante homogêneos. Nessa situação, considerando que tenha conseguido diversos dados de mercado de terras com a cultura da região, o avaliador deve preferir utilizar como metodologia de avaliação o método comparativo de dados de mercado, evitando o da capitalização da renda, que exige a previsão de diversos parâmetros passíveis de erro, dadas as incertezas dos indicadores econômicos de longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado