A relação entre o domínio político-jurídico e o domínio doméstico é um dos grandes temas que percorre a obra de Meyer Fortes. Suas várias análises do funcionamento do domínio doméstico em diversas sociedades camponesas africanas revelaram elementos importantes para a compreensão desse aspecto da vida social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo sobre esse tema.

( ) O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico é, simultaneamente, um processo dentro do campo interno e um movimento governado pelas relações entre o campo doméstico das relações sociais e o campo externo, o campo político-jurídico.

( ) O grupo doméstico é a fábrica da reprodução social; é um grupo que precisa permanecer em ação por um período longo o bastante para permitir a criação de filhos até que eles alcancem o estágio de reprodução física e social, para que a sociedade se mantenha.

( ) O estudo dos grupos domésticos leva o antropólogo a considerar a operação do fator tempo na estrutura social.

( ) O grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento regular composto por cinco fases: expansão, reprodução, dispersão, cisão e substituição.

( ) As relações sociais que têm lugar no interior do domínio doméstico separam o seu núcleo reprodutivo da estrutura da sociedade como um todo e do meio ambiente.

Indique a opção correta

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    F, V, V, V, F

  • D.

    F, F, F, V, V

  • E.

    V, V, F, F, V