Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções que se seguem sobre a abordagem de Durkheim e Mauss às formas primitivas de classificação.

( ) A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens na sociedade.

( ) As noções essenciais que os filósofos chamam de categoria, isto é, as noções de tempo, de espaço, de gênero e espécie, de força, causalidade, personalidade, entre outras, foram elaboradas no domínio da vida prática. Foi da vida prática e dos constrangimentos materiais que a ciência as tomou.

( ) A correlação causal entre as características morfológicas da sociedade e as dos sistemas classificatórios é explicada por Durkheim e Mauss em termos de sentimentos e valores afetivos.

( ) As primeiras classes de coisas foram as classes dos fenômenos naturais (a seca e a chuva, o dia e a noite). Por isso as sociedades primitivas têm como totens animais e fenômenos naturais.

( ) Para Durkheim e Mauss as classificações científicas representam uma ruptura radical com as formas primitivas de classificação na medida em que estão completamente livres de qualquer fundo social e religioso. Na ciência, a natureza autoclassifica-se.

Indique a opção correta.

  • A.

    F, F, F, V, V

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    V, V, V, F, F

  • D.

    F, F, V, V, F

  • E.

    V, F, V, F, F