NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

Um dos estudos pioneiros sobre o tema da migração campo-cidade é a obra Os parceiros do rio Bonito de Antônio Cândido (1974) que se constitui num estudo sobre o caipira de uma área do estado de São Paulo e as transformações de seus meios de vida, em decorrência de sua progressiva incorporação à esfera da economia capitalista. Eis uma citação da obra:

"... é claro que a formulação supõe três tipos ideais de caipira, movendo-se num espaço sócio-cultural homogêneo e optando livre e conscientemente. A realidade é diversa; e se podemos reter os três tipos básicos, é forçoso acentuar que a sua conduta não é livre e depende duma série de fatores. Assim, a proximidade dos centros urbanos, a sua penetração nas zonas rurais, o tipo de atividade econômica, a qualidade da terra, o sistema de trabalho e de propriedade são alguns elementos que, combinados de modo diverso, condicionam a reação adaptativa". (Cândido,1974:28)

O que está sendo discutido no texto acima é o (a):

 

  • A.

    agregação do camponês ao mundo rural e suas relações de compadrio.

  • B.

    rápida adaptação do camponês ao mundo urbano, já que o mesmo consegue se ajustar facilmente às estruturas hierarquizantes deste espaço social.

  • C.

    ajustamento do migrante de origem rural ao meio urbano.

  • D.

    agregação homogênea do meio urbano para o meio rural.