A "Nova Arqueologia" anglo-americana caracterizou-se nas décadas de 60 e 70 por adotar uma série de princípios teórico-metodológicos orientadores de suas pesquisas. Entre as opções abaixo, escolha aquela que caracteriza essa corrente do pensamento arqueológico de forma incorreta.

  • A.

    Adoção da teoria sistêmica para explicação da dinâmica cultural, utilização explícita de métodos de amostragem estatística e adoção de uma perspectiva neopositivista de ciência.

  • B.

    Adoção de um enfoque ecológico-cultural para explicação dos processos de mudança, ênfase na adoção de metodologias de análise quantitativas e adoção de uma perspectiva nomotética de ciência.

  • C.

    Uso do raciocínio cientificista para a interpretação do passado, ênfase no desenvolvimento de práticas interdisciplinares e uso explícito de modelos generalistas sobre o comportamento humano.

  • D.

    Uso explícito do raciocínio hipotético-dedutivo na construção de modelos interpretativos sobre o passado, ênfase nos estudos de variabilidade da cultura material e desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

  • E.

    Uso explícito de modelos analógicos para o desenvolvimento de teorias de médio espectro, ênfase nos estudos dos processos de formação dos sítios arqueológicos e perspectiva pessimista quanto ao alcance interpretativo da prática científica em arqueologia.