A arte rupestre consiste em manifestações gráficas realizadas em abrigos, grutas, paredões, blocos e lajes, através da técnica de pintura e gravura. A análise dos grafismos rupestres brasileiros, por técnicas de confecção e temas predominantes, permitiu a classificação de distintas tradições e estilos regionais, cuja cronologia remonta o início da ocupação do território nacional. Identifique, entre as opções, a seqüência correta de tradições de Arte Rupestre relacionadas às descrições abaixo.

- Apresenta painéis gravados, com motivos geométricos, elaborados sobre blocos de granito, com técnica de polimento e picoteamento. Distribuem-se ao longo da costa ou em ilhas, sempre orientados para o altomar.

- Distribuída entre os Estados do Paraná e Bahia, tendo como foco principal Minas Gerais, caracteriza-se pela presença de painéis de grafismos pintados em vermelho. Destacam-se as figuras de animais como cervídeos, peixes e pássaros.

- Distribuída entre os Estados do Piauí e norte de Minas Gerais, caracteriza-se por apresentar grafismos monocromáticos que compõem painéis onde se destacam as figuras antropomorfas, formando cenas de caça, dança, guerra, sexo e rituais.

  • A. Litorânea Catarinense, Planalto e Nordeste.
  • B. Litorânea Santista, Nordeste e Agreste.
  • C. Litorânea Santista, Planalto e Nordeste.
  • D. Litorânea Amazônica, São Francisco e Agreste.
  • E. Litorânea Catarinense, Agreste e São Francisco.