Identifique, entre as opções, a seqüência correta de Tradições Cerâmicas Amazônicas, caracterizadas nas descrições abaixo.

- Seus sítios arqueológicos são formados por um ou vários aterros artificiais de planta circular ou alongada. Os menores geralmente abrigam casas alongadas distribuídas em torno de uma praça central, apresentando cerâmica de função utilitária. Os maiores, por sua vez, comportam vários sepultamentos primários ou secundários, associados a urnas pintadas com motivos geométricos em vermelho e preto, sobre fundo branco, cuja composição final evoca figuras femininas associadas a representações zoomorfas.

- Com datações entre o final do primeiro milênio da era cristã e o século XVI d.C., os sítios dessa tradição têm grandes dimensões, em alguns casos, chegando a noventa hectares de área. Entre as características decorativas da cerâmica encontram-se o uso da pintura policrômica em vermelho, preto e branco, e o uso da decoração plástica através da modelagem, da incisão e do acanalado. As urnas funerárias incluem decoração com motivos antropomorfos e zoomorfos.

- Os sítios dessa tradição situam-se no limite entre a terra firme e a várzea, sendo caracterizados por concentrações de terras pretas decorrentes da decomposição de material orgânico associado à construção das casas e à formação das lixeiras comunitárias que compunham as aldeias. A cerâmica possui formas elaboradas, com decoração plástica, associada a padrões de pontos, incisões e apliques de elementos modelados zoomorfos, antropomorfos ou antropo-zoomorfos.

  • A. Marajó, Santarém e Guarita.
  • B. Marajó, Guarita e Santarém.
  • C. Guarita, Marajó e Santarém.
  • D. Santarém, Guarita e Marajó.
  • E. Santarém, Marajó e Guarita.