Identifique entre as opções, a seqüência correta de Tradições Cerâmicas Brasileiras relacionadas às descrições abaixo.

- Seus sítios distribuem-se na região Centro-Oeste e nordeste do Brasil, caracterizando-se pela presença de grandes aldeias circulares, com casas distribuídas em torno de uma praça central, por vezes formando dois círculos concêntricos. As datações situam-se entre 400 anos d.C. e o século XVII. A cerâmica é raramente decorada, caracterizando-se por formas globulares e bordas onduladas.

- Seus sítios distribuem-se entre o litoral e o planalto das regiões sudeste e sul do Brasil, podendo apresentar conjuntos de estruturas subterrâneas associadas às ocupações em altitudes mais elevadas (600 a 1100 m). Sua cronologia está estimada entre 140 anos d.C. e o século XIX, apresentando cerâmica de formas simples, sendo pouco freqüente a decoração plástica.

- Seus sítios caracterizam-se por aldeias formadas por uma ou mais casas alongadas de dimensões variadas. Distribuem-se ao longo da costa brasileira e entre as bacias hidrográficas dos rios Paraná e Uruguai, situando-se suas datações entre 60 anos a.C. e o século XIX. Embora apresente variações regionais, a cerâmica caracteriza-se pela variação de formas e pela decoração pintada ou plástica.

  • A. Vieira, Uru e Tupiguarani.
  • B. Una, Vieira e Aratu.
  • C. Taquara/Itararé, Tupiguarani e Una.
  • D. Tupiguarani, Aratu e Vieira.
  • E. Aratu, Taquara/Itararé e Tupiguarani.