Considere as seguintes características dos tipos de instrumentos líticos:

I Ferramenta de bloco, teoricamente trabalhada na totalidade de suas duas faces de modo a determinar um gume em bisel duplo, contínuo e periférico. A forma é geralmente oval ou em amêndoa, seu uso é incerto.

II De fabricação grosseira, utensílio de bloco ou seixo trabalhado em parte de uma só face. O bordo ativo, obtido por lascamentos feitos em uma só face, é destinado a lascar ou a cortar por percussão.

III Artefato composto por uma ponta de arremesso, uma haste longa e uma fenda na extremidade proximal, onde se apoia na corda do arco, para ser arremessada.

IV Utensílio de lasca ou de bloco das séries das ferramentas plano-convexas. O bordo ativo é convexo ou, mais raramente, retilíneo e forma um ângulo muito aberto com a face externa.

V Ferramenta de pedra, de osso, de madeira ou de chifre, de forma alongada, pontiaguda, comportando ao menos três faces que formam um triedro. Os instrumentos feitos de pedra são feitos de bloco, ou lascados ou então polidos, mas nunca são feitos de lascas. É uma ferramenta para trabalhar a terra.

Esse conjunto de características refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de instrumentos:

  • A.

    chopper, biface, flecha, raspador, picão.

  • B.

    biface, raspador, flecha, picão, chopper.

  • C.

    raspador, picão, flecha, biface, chopper.

  • D.

    biface, chopper, flecha, raspador, picão.

  • E.

    raspador, chopper, biface, flecha, picão.