Segundo Johnni Langer (2000) “a Arqueologia é uma das ciências mais populares no imaginário ocidental”, presente na literatura, mídia e arte, devido à sua ligação com aventuras e grandes descobertas. Em suma, ela é um sistema de conhecimento, com ideias, símbolos, imagens e mitos sobre a cultura material e a história. Todo sistema de objetos é também um sistema de sinais simbolicamente interpretados e produtos da imaginação e contexto da época. Essa “história mítica é o suporte para a identificação coletivizante na consciência das pessoas, na maioria das nações” (Castoriades, 1982:179).

Tendo o texto acima como referência incial, julgue os itens que se seguem, acerca de arqueologia econômica, social, cognitiva, simbólica e ambiental.

Considerando-se que alguns estudiosos afirmam que a capacidade simbólica dos estados mentais que se expressam por meio da arte, religião e ciência apareceram somente a partir do Homo sapiens sapiens e assumindo-se que, nesse período, as inteligências social, naturalista, técnica e linguística se uniram, aperfeiçoando a encefalização, é correto afirmar que a ontogênese recapitula a filogênese segundo Steven Mithen.

  • C. Certo
  • E. Errado