Arquitetura Informática CAD/AutoCAD

As questões 33 e 34 referem-se à plataforma vetorial do AutoCAD, um dos programas CAD mais difundidos para a elaboração de projetos de arquitetura, que permite o desenvolvimento de desenhos bi e tridimensionais. A compreensão dos conceitos básicos e da estrutura geral do citado programa permite que essa ferramenta seja utilizada para a produção gráfica de toda documentação dos desenhos de arquitetura. A área gráfica, ou área de desenho, ocupa grande parte da estrutura do editor gráfico do AutoCAD 12. Os desenhos aí desenvolvidos são referenciados no sistema de coordenadas cartesianas, pelos eixos X, Y e Z.

Acerca do intercâmbio de arquivos, das informações, do planejamento, da organização e da otimização dos desenhos no desenvolvimento de projetos de arquitetura, assinale a opção correta.

  • A.

    Todo arquivo DWG armazena na memória informações como layers, blocos, estilos de textos, cotas, linhas etc., utilizadas em todo processo de construção do desenho, porém algumas dessas informações não fazem parte do desenho final. O comando DEL permite eliminar as informações em desuso.

  • B.

    No processo de desenvolvimento do desenho, é necessário obter informações acerca das coordenadas, das áreas, distâncias etc. do projeto de arquitetura. O comando ID permite identificar a distância entre dois pontos.

  • C.

    A partir do comando TIME é possível verificar a data e a hora de criação de um desenho.

  • D.

    O arquivo com extensão .BAK, gerado pelo AutoCAD, refere-se a arquivo que contém dados na forma de caracteres ASCII, cuja finalidade é permitir o intercâmbio entre programas do tipo CAD.