Arquitetura Conforto ambiental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Por ser uma região quente e superúmida, a Região Amazônica ainda carece de uma arquitetura adaptada às condições bioclimáticas regionais e que explore as tecnologias passivas relativas ao aproveitamento adequado da ventilação natural, a fim de reduzir os níveis de energia consumida por tecnologias ativas, como o condicionamento de ar. Todavia, uma série de fatores contribuem para a efetiva captação e condução da ventilação natural através da edificação. Considerando a configuração correta de alguns fatores intervenientes no fluxo de ventilação no interior de um edifício, leia as alternativas abaixo e marque somente a correta:

  • A.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas, existência de baixa pressão no interior da edificação, coeficiente de condutibilidade dos materiais de revestimento de piso, parede e forro da edificação.

  • B.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas, existência de alta pressão no interior da edificação; densidade linear e superficial dos materiais empregados na vedação das aberturas.

  • C.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas; tipologia e configuração das aberturas utilizadas nas paredes externas, presença de barreiras físicas, como edificações e vegetação próximas às aberturas externas.

  • D.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas; tipologia e configuração das aberturas utilizadas nas paredes externas; existência de alta pressão no interior da edificação.