Arquitetura Conforto ambiental

A iluminação de um ambiente objetiva a visibilidade, segurança e orientação dos seus usuários. Com o tempo de uso, devido ao desgaste e acúmulo de poeira nas luminárias, haverá uma perda ou diminuição da iluminância. Como meio de prevenção recomenda-se

  • A.

    utilizar na concepção os fatores determinantes de iluminação adequada combinando a idade, a velocidade e precisão e a refletância de fundo da tarefa, com peso referencial +1 para obter o valor correto de iluminância.

  • B.

    orientar os usuários quanto à limpeza periódica das luminárias, ou a substituição das lâmpadas ainda que não estejam queimadas, evitando que o acúmulo de poeira provoque diminuição da iluminância.

  • C.

    utilizar luminárias de embutir, com aletas metálicas que controlem o ofuscamento e refletores parabólicos que limitem a angulação do facho luminoso potencializando a iluminância.

  • D.

    orientar o uso de iluminação adicional, como meio de suprir eventuais perdas de iluminância, especialmente para tarefas visuais difíceis.

  • E.

    utilizar na concepção o fator de depreciação (fd), que eleva o número de luminárias evitando que com o desgaste, o nível de iluminância atinja valores abaixo do recomendado.