Arquitetura Conforto ambiental

Um ambiente de layout aberto ou panorâmico, abriga vários funcionários em estações de trabalho, separadas por divisórias de meia altura, que oferecem certo grau de isolamento acústico EXCETO

  • A.

    as barreiras de som (divisórias, carpetes, materiais absorventes) são mais efetivas na atenuação de ruídos de alta frequência (agudos) do que de baixa frequência (graves).

  • B.

    os escritórios grandes apresentam melhor desempenho acústico pelo fato de diversas pessoas criarem um ruído estável de fundo, o que não ocorre em escritórios com baixa densidade de ocupação.

  • C.

    a intrusão da fala por difração ocorre pela energia sonora transmitida diretamente ou através da divisória nas extremidades do plano, o que pode ser atenuado recobrindo a superfície da divisória com material absorvente.

  • D.

    a reflexão da fala no ambiente pelo piso, teto e paredes de fechamento da área. É atenuada pelos tetos rígidos, com placas de gesso (gypsum) que permitem o aumento na absorção total do ambiente.

  • E.

    o uso de material absorvente nas superfícies da divisória tem pouco efeito no bloqueio dos ruídos, porém limita o retorno da reflexão para a fonte e contribui para a absorção total da sala.