Arquitetura Conforto ambiental

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Uma determinada combinação entre umidade e temperatura, que a maioria das pessoas aceita sem maior problema, é denominada “zona de conforto”.

  • B.

    Alguns materiais mais ou menos translúcidos, como o vidro, são capazes de deixar a radiação solar atravessá-los, permitindo que alcance piso e paredes, mas impedem, por sua constituição, o sentido contrário, de volta à calota, da radiação na faixa do infravermelho, gerada pela absorção da radiação solar, retendo o calor no ambiente. É o princípio do efeito estufa.

  • C.

    O “efeito chaminé” pode ser definido por um deslocamento de massas de ar circundantes, com temperatura mais baixa, para ocupar o lugar do ar quente que sobe. Esse ar fresco que substituiu o ar que subiu pela chaminé vai sendo aquecido até que, por sua vez, vai também ascendendo, provocando, assim, um ciclo contínuo de movimentação do ar.

  • D.

    O efeito Venturi pode ser percebido em muitas situações comuns, como passagens estreitas sob construções altas (pilotis, por exemplo) ou nas proximidades de aberturas de saída do ar pequenas, localizadas em ambientes que possuam amplas aberturas de entrada do vento.

  • E.

    As janelas baixas propiciam uma maior profundidade na distribuição da luz natural, em função da relação entre a altura do piso e o limite superior da janela e também melhoram um pouco a uniformidade, pelo fato de se diminuir os níveis de iluminância mais próximos a abertura, e por aumentar a reflexão interna das paredes, uma vez que a luz é levada mais para o fundo do ambiente.