Arquitetura Desenho técnico

As questões de 29 a 31 devem ser respondidas à luz da norma NBR 9050/2004, da ABNT, que estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos para as condições de acessibilidade.

No desenvolvimento de projetos de arquitetura para instituições públicas, devem ser consideradas dimensões mínimas para as áreas de circulação e os demais espaços internos, de acordo com a atividade que lá será desenvolvida. Com base nessas informações, na NBR 9050/2004 e nas figuras acima, que mostram apenas o piso ocupado, assinale a opção correta.

  • A.

    O espaço necessário para manobra de cadeira de rodas sem deslocamento, para rotação de 180º, deve ser o equivalente a um quadrado medindo 1,20 m × 1,20 m, conforme a figura I.

  • B.

    O espaço necessário para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento, para rotação de 360º, corresponde a um círculo medindo 1,20 m de diâmetro, de acordo com a figura II.

  • C.

    Observando a figura III, no dimensionamento das áreas de circulação para deslocamento, em linha reta, de duas pessoas em cadeira de rodas, considera-se a largura de 1,20 m a 1,50 m.

  • D.

    Na figura IV, considera-se o módulo de referência a projeção de 0,80 m × 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas.