Arquitetura Desenho técnico

As representações gráficas de um objeto ou edificação são expressas, normalmente, através de vistas ortográficas e perspectivas, além de modelos tridimensionais. Essas tipologias de representação estruturam-se a partir de pontos de vista, ou seja, cabe ao projetista escolher o tipo de representação mais adequado ao fim desejado. As representações gráficas são baseadas por sua vez no conceito de projetividade, que pressupõe a existência de três elementos: o centro de projeção, o objeto a ser representado, e uma superfície ou plano onde se realiza a projeção. Na representação desses objetos, independentemente de seu grau de complexidade, são geralmente utilizados dois tipos de projeção: a projeção cilíndrica ou paralela e a projeção cônica. Sobre esses dois tipos analise as afirmativas abaixo:

1. A representação cônica é o tipo de projeção menos utilizado pelos arquitetos na visualização das soluções de projeto em função da grande distância observada entre essa representação e o resultado final que terá o objeto após a sua execução.

2. As projeções cilíndricas dão origem às perspectivas paralelas, que permitem por sua vez maior rapidez na construção e avaliação de características tridimensionais das propostas.

3. A projeção do tipo paralela considera o observador a uma posição infinita em relação ao objeto e à superfície de projeção.

4. A chamada projeção cilíndrica ortogonal ocorre quando os raios paralelos que partem do observador no âmbito de uma projeção cilíndrica são perpendiculares à superfície de projeção.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Apenas uma das quatro afirmativas está correta.

  • B.

    Apenas três das quatro afirmativas estão corretas.

  • C.

    Apenas duas das quatro afirmativas estão corretas.

  • D.

    Duas das quatro afirmativas estão incorretas.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas