Arquitetura Desenho técnico

A linguagem visual e, de forma mais abrangente, o uso de meios visuais como auxílio à idéia deve ser considerada como indissociável do processo de desenvolvimento de objetos e construções. Um enfoque importante em relação ao projeto e à representação de edificações na antiguidade é a construção de modelos em escala. Sobre isso são encontradas referências desde a Grécia antiga. Sobre o uso de escalas nos projetos de arquitetura e urbanismo é incorreto afirmar:

  • A.

    Na escolha de uma escala deve-se ter em vista o tamanho do objeto a representar, as dimensões da prancha e a clareza do desenho.

  • B.

    A escala gráfica tem um papel fundamental nas ampliações e reduções de mapas, pois ela acompanha essa variação na reprodução desse desenho, sendo muito importante sua presença junto à escala numérica.

  • C.

    Sendo a escala uma fração, quanto maior for seu denominador, menor será o valor resultante.

  • D.

    Como regra: "em termos de relação, as escalas maiores apresentam denominadores menores, enquanto as escalas menores apresentam denominadores maiores".

  • E.

    A indicação da escala dispensa a indicação de cotas, seja qual for o estágio de desenvolvimento do projeto arquitetônico.