Arquitetura Desenho técnico

De acordo com a Norma NBR 6492/94, que fixa as condições exigíveis, para representação gráfica de projetos de arquitetura,

  • A.

    a planta de situação representa a edificação no nível do piso térreo, conforme a implantação definida pelo partido arquitetônico. Deve conter obrigatoriamente as informações específicas acerca do programa, além das informações completas sobre localização do terreno.

  • B.

    a planta de locação compreende o projeto de arquitetura como um todo, incluindo os movimentos de terra e arruamento, não sendo necessário, entretanto, conter as informações dos projetos complementares, tais como redes hidráulica, elétrica e de drenagem.

  • C.

    as plantas de edificação correspondem à vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso de referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

  • D.

    os cortes correspondem ao plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. Os cortes devem ser dispostos de forma que o desenho mostre todos os detalhes construtivos, não sendo admitidos deslocamentos do plano secante.

  • E.

    os detalhes e ampliações correspondem à representação gráfica dos pormenores necessários, em escala adequada. Para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar a sua correta execução devem ter indicação sequencial obrigatória nas plantas de todos os andares da edificação.