Arquitetura História da Arte e Arquitetura

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Sobre as características da arquitetura é correto afirmar:

  • A.

    Na Grécia Antiga, a arquitetura era constituída de um sistema trillítico modular que divergia da arquitetura executada na Roma Antiga, que era baseada em estruturas em arcos e abóbadas, porém, ambas utilizavam a assimetria como organização espacial.

  • B.

    Na arquitetura medieval os estilos que se destacaram foram o Românico e o Gótico. O românico, apresentando um aspecto maciço e segmentado, baseado na arquitetura romana e, portanto, com o sistema de arcos de meio ponto presentes nos edifícios. Já o Gótico se apresentava verticalizado e esguio, com seus edifícios de estruturas baseadas em arcos ogivais, que imprimiam uma leveza em seu conjunto.

  • C.

    A palavra racionalidade foi uma constante na arquitetura Renascentista. Por isso, os arquitetos deste período passam a ter inspiração na arquitetura egípcia, pois ela trazia em suas linhas a regularidade, a simetria e a proporção, que eram atributos necessários para a construção dos edifícios

  • D.

    Os arquitetos do período barroco utilizaram os arcos, as cúpulas, as colunas e o entablamento para enfatizar o equilíbrio, a regularidade e a estabilidade que proporcionavam uma atmosfera mística e monumental, marcas da arquitetura barroca.