Arquitetura Normas e Legislação Orçamento

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O cronograma de barras, também denominado de diagrama de Gantt, é um instrumento utilizado para hierarquizar e visualizar graficamente a duração de cada uma das atividades singulares de um projeto ou empreendimento e de simples aplicação.

  • B.

    PERT/COM é uma metodologia aplicada na gestão de projetos e como instrumento de planejamento, permite definir adequadamente as datas de mobilização de recursos financeiros, humanos e equipamentos, a duração da utilização desses recursos.

  • C.

    A elaboração de cronograma físico/financeiro de uma obra tem por objetivo demonstrar a previsão de quantidade de produção e de desembolsos a ocorrer em cada período de exeexecução de um projeto e as tarefas críticas que definem o tempo total de execução.

  • D.

    Para se elaborar orçamento de uma obra de edificação são necessários índices de produtividades e de consumo para se obter o custo por unidade de certo serviço. As construtoras mais experientes geralmente obtêm seus índices de produtividade diretamente pela observação da atuação de seus funcionários bem como do consumo de produtos em suas obras. Para auxiliar na elaboração de orçamentos o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI – divulga mensalmente custos e índices da construção civil, sendo a gestão do sistema feita pela Caixa Econômica Federal e o IBGE.

  • E.

    O BDI é a soma do lucro, dos tributos e das despesas indiretas em uma obra. A soma do BDI e dos custos diretos totalizam o preço final do empreendimento.