Arquitetura Projeto

As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.

Com base nas figuras acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O último pavimento tem um pé direito mais alto. Mesmo assim, para abrigar a casa de máquinas do elevador e evitar volume desagradável, seria necessário um pouco mais de altura, ou colocar a última parada no penúltimo nível.

  • B.

    Se for considerado o piso a piso do pavimento tipo medindo 3,50 m, o percurso do elevador será de 112 m, desde que o pé direito mais a estrutura do térreo seja igual a 7,00 m.

  • C.

    Os pilares, projetados por Nervi, representados na figura 3, engrossam à medida que descem, para dar ao edifício um perfil elegante.

  • D.

    A estrutura variável se reflete na fachada principal (figura 2) onde aparecem dois pilares com a seção mais fina na parte superior.