Arquitetura Projeto

As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.

Ainda com relação as imagens do Pirellone mostradas nas figuras, assinale a opção correta.

  • A.

    A planta losangular dos pavimentos, como mostra a figura 1, define as empenas em ângulo, o que confere leveza e elegância ao volume.

  • B.

    Esse edifício, bastante avançado para a época, já atenderia às atuais normas de saída de emergência em edifícios. As imagens apresentadas contêm duas escadas enclausuradas, próprias para este fim.

  • C.

    A esquadria original da fachada principal (figura 2) é bastante modulada, com montantes e vergas visíveis e aparentes. A imagem da figura 1, feita após a reforma, segue a tendência atual, das fachadas mais lisas.

  • D.

    Os chamados edifícios com pele de vidro dominam cada vez mais as grandes cidades, porque, do ponto de vista da sustentabilidade, são mais econômicos, reduzindo o consumo de energia.