Arquitetura Projeto

Para a elaboração de um projeto, o arquiteto necessita de um conjunto de informações técnicas (dados, desenhos e documentos) imprescindíveis ao desenvolvimento do mesmo. O programa de necessidades deve, necessariamente, preceder o início do projeto, sendo composto tanto por informações fornecidas pelo cliente, quanto por pesquisa realizada pelo arquiteto. Esse programa, geralmente, descreve

  • A.

    a finalidade da obra, o objetivo do cliente, o sistema construtivo e os materiais, os recuos e afastamentos legais, e o quadro geral das áreas a serem construídas e das áreas livres.

  • B.

    a finalidade da obra, os documentos e as especificações que permitam caracterizar a solução desejada, os croquis, e os estudos da viabilidade econômico − financeira.

  • C.

    o objetivo do cliente, os elementos e dados que permitam aferir a viabilidade técnico − legal arquitetônica do projeto, e o quadro geral das áreas a serem construídas.

  • D.

    o objetivo do cliente e as finalidades da obra, os padrões de construção e acabamento, os acessos, a posição e orientação da edificação e os principais elementos arquitetônicos solicitados.

  • E.

    a finalidade da obra, as atividades que irá abrigar, os dimensionamentos, os padrões de qualidade da construção e acabamentos, os prazos e os recursos disponíveis para a execução.