Arquitetura Projeto

Do ponto de vista geométrico, a forma do lote é definida por três características: a área da parcela, a relação de seus lados, e o paralelismo de seus lados opostos. Essas três características, por sua vez, estão fortemente ligadas a um quarto fator: a topografia do terreno. Esses quatro fatores juntos determinam as formas das parcelas. A maioria dos loteadores privados tenta minimizar a área da parcela de forma a maximizar a quantidade de parcelas e assim, maximizar o rendimento econômico do parcelamento. Sobre o parcelamento, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Na medida em que aumenta a quantidade de parcelas, o custo da terra diminui, seguindo uma hipérbole.

  • B.

    Na medida em que aumenta a quantidade de parcelas por quilometro de rede de infra-estrutura, o custo derivado da implantação da infra-estrutura diminui, seguindo uma hipérbole.

  • C.

    Diminuição da área da parcela por redução de profundidade da mesma tem muito impacto nos custos da implantação da infra-estrutura.

  • D.

    A quantidade de lotes por quilometro de via sempre é maior para as quadras retangulares em comparação com as quadradas, com uma diferença variando entre 4 a 11% a seu favor.

  • E.

    Em geral, a regra econômica é que, nos traçados viários, quanto mais formas côncavas aparecerem em relação às convexas, os custos de infra-estrutura por lote tendem a diminuir.