Arquitetura Sistemas Construtivos

A figura abaixo ilustra alguns tipos de patologias em estruturas de concreto armado e paredes de alvenaria passíveis de ocorrer em construções.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as patologias indicadas na figura, suas causas e soluções.

  • A.

    A patologia indicada pelo no 4 consiste em fissuras provocadas pela flexão composta (flexocompressão). Para evitá-las, deve-se aumentar a taxa de aço na parte superior da viga e aumentar a relação água/cimento.

  • B.

    As fissuras de no 6 e 7 indicam o superdimensionamento de vergas e contravergas das aberturas que causam sobrecarga nas fiadas da alvenaria. Neste caso, eliminam-se as vergas e contravergas.

  • C.

    As patologias de no 1 e 2 são chamadas de “fissuras de assentamento plástico” e são causadas pelo número insuficiente de estribos em pontos críticos dos pilares.

  • D.

    A patologia de no 5 é denominada “fissuras por dessecamento superficial” e é causada pela água exsudada. O procedimento para evitar tal patologia é concretar as lajes em dias de alta temperatura, baixa umidade do ar e muito vento.

  • E.

    As fissuras indicadas pelo no 3 são causadas quando as tensões principais de tração atuantes na flexão da viga atingem a resistência à tração do concreto. Para evitá-las, deve-se dimensionar corretamente a armadura destinada a resistir completamente à flexão.