Arquitetura Projeto Urbanístico

Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre os conceitos urbanísticos desenvolvidos e aplicados no Brasil, a partir do Séc. XIX até 1930.

I. Foram produzidos e aplicados, em sua maioria, planos provenientes da tradição europeia, e consistiam basicamente no alargamento de vias, erradicação de ocupações de baixa renda e degradadas localizadas nas áreas mais centrais. Consistiam de implementação de infra-estrutura e saneamento, além do ajardinamento de parques e praças. Todas essas melhorias, geralmente, se limitavam a intervenções pontuais em áreas específicas, na maioria das vezes no Centro da cidade.

II. Apesar do seu caráter amplo, esse “Plano De Embelezamento”, não previa abertura de novas avenidas, conectando partes importantes da cidade, geralmente tendo como consequência imediata a destruição de áreas consideradas degradadas, compostas pelos chamados “cortiços”.

III. As reformas deste período acabam por promover um acirramento das contradições urbanas já existentes, especialmente a estratificação social do espaço, contribuindo para isso a destruição de casas e cortiços, levando à intensificação da ocupação dos morros na área central. Os chamados Planos de Embelezamento acabam por gerar, de maneira geral, uma influência negativa das reformas sobre a classe mais empobrecida.

IV. A cultura cafeeira foi geradora de grande atividade urbanística durante o Séc. XIX e início do Séc. XX. Boa parte das capitais estaduais, principalmente do Nordeste Brasileiro, surgem ou se desenvolvem durante este período. As novas cidades deste período têm por características: regularidade de traçado (malha ortogonal), presença da praça central dominada pela igreja matriz. Esta imagem tornou-se a imagem típica de muitas cidades do interior brasileiro.

Considerando o exposto acima, pode-se inferir que

  • A.

    As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.