Arquitetura

O patrimônio material protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com base em legislações específicas, é composto de um conjunto de bens culturais classificados, segundo a sua natureza, em Livros de Tombo. Conforme a Lei n.o 7.709/1994, que dispõe acerca da preservação e da proteção do patrimônio histórico, artístico, ambiental e cultural do município de Belém, a Fundação Cultural do Município de Belém possui quatro Livros de Tombo, ou de Registros de Bens Culturais, nos quais são inscritos os bens a que se refere o disposto no art. 1.o dessa lei. Com base na legislação citada, assinale a opção que apresenta corretamente a denominação do Livro de Tombo e os bens nele inscritos.

  • A.

    Livro de Tombo de bens da arte marajoara: inclui as cerâmicas marajoaras, fruto do trabalho dos índios da ilha de Marajó.

  • B.

    Livro de Tombo de bens naturais: inclui paisagens, espaços ecológicos, recursos hídricos, monumentos e sítios, reservas naturais, parques e reservas municipais.

  • C.

    Livro de Tombo de bens móveis e integrados, de valor histórico, artístico, folclórico, iconográfico, toponímico, etnográfico: inclui obras, edifícios, conjuntos e sítios urbanos e rurais.

  • D.

    Livro de Tombo de bens imóveis de valor histórico, arquitetônico e urbanístico e paisagístico: inclui acervos de bibliotecas, arquivos, museus, coleções, objetos e documentos de propriedade pública e privada.