Arquitetura

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No âmbito da atuação do profissional de arquitetura e urbanismo, existem duas dimensões de projetos que interferem na paisagem e na dinâmica urbana. Uma dimensão é pontual e relativamente restrita e refere-se à elaboração de projetos arquitetônicos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte; a outra refere-se às intervenções extensas e mais complexas, norteadas pelos projetos urbanísticos. Como condicionantes do processo de projetação urbanística, uma série de elementos são considerados. Considere as alternativas abaixo e marque somente a correta: são elementos considerados para a elaboração de projetos urbanísticos:

  • A.

    análise preliminar da área de estudo, análise geral das condições econômicas, sociais, de transporte e saneamento na área de estudo.

  • B.

    nível sócioeconômico da população da área onde o projeto urbanístico será implantado, disponibilidade de materiais básicos de construção para elaboração do memorial justificativo e de materiais do projeto urbanístico, espaços específicos para programação visual urbana.

  • C.

    análise das condições de transporte e saneamento da área em estudo, análise das possibilidades de subvenção do governo através da Companhia de Habitação, laudo de sondagem do terreno para o projeto de infra e supra-estrutura.

  • D.

    análise da área de estudo, explicitando de modo sistemático os atributos morfológicos incidentes na área em questão, espaços específicos para programação visual urbana e diretrizes previamente estabelecidas pelo Estudo de Impacto Ambiental e pelo Relatório de Impacto Ambiental.