Arquitetura

Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial – composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado – composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado – composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura.

Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento.

Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.

  • A.

    No pavimento térreo de um galpão industrial, onde há transporte de carga pesada, deve-se instalar um piso com 25 mm de espessura, armado com malha de 15 cm × 15 cm de ferro 8 mm (5/16"). Com esse procedimento, consegue-se obter um piso de alta resistência.

  • B.

    Considere que em um galpão, o piso foi concretado com a adição de quartzo, carborundum e agregados metálicos. Nesse caso, com esse procedimento, consegue-se obter um piso resistente destinado a locais onde se movimentam cargas pesadas e concentradas.

  • C.

    O piso tipo industrial é usado em escolas, hospitais; o piso tipo pesado, em locais de muito trânsito, como estações, escadarias; e o superpesado é adequado em locais de trânsito de cargas muito pesadas, onde se requer, entre outros, o uso de carrinhos com rodas metálicas.

  • D.

    Ao se fazer o projeto de um galpão com piso de alta resistência, são indicadas juntas plásticas em uma modulação quadrada de 1,25 m × 1,25 m, com a finalidade de evitar as trincas decorrentes da dilatação.