Arquitetura

Considere as descrições dos quatro materiais de revestimento a seguir.

* Pintura acrílica - à base de tinta de alta resistência e grande desempenho sobre diversos tipos de superfícies, como emboço, massa corrida ou acrílica, gesso, concreto, cimento amianto etc.

* Pintura epóxi - à base de tintas epoxídicas compostas por dois componentes sintéticos. Deve ser usada em período curto após a mistura, e tem bom poder de aderência e boa resistência à corrosão e aos gases, porém é relativamente caro e bastante difícil de aplicar.

* Revestimento com laminado melamínico (fórmica) - como a sua superfície é lisa e não retém sujeira, não há proliferação de fungos e bactérias e a conservação é simples.

* Cerâmica - uma superfície revestida com placas cerâmicas é formada basicamente por 6 camadas de materiais diferentes: base, chapisco, emboço, argamassa colante, rejunte, revestimento cerâmico. O rejuntamento pode ser iniciado no mínimo 3 dias após concluído o assentamento das peças. As juntas estruturais devem ser demarcadas conforme o projeto.

Acerca de revestimentos e com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

  • A.

    A tinta acrílica é rápida para secar, o epóxi, mais resistente à corrosão, a fórmica, não retém sujeira: cada material tem vantagens, mas o material que congrega todas as vantagens - rapidez, custo e resistência - é a cerâmica.

  • B.

    O rejuntamento da cerâmica só pode ser iniciado após 3 dias, para permitir a estabilização das juntas estruturais.

  • C.

    Das camadas mencionadas no texto para o assentamento da cerâmica, a base, o chapisco e o emboço são comuns à pintura acrílica. Específicos para os pisos cerâmicos são a argamassa colante, o rejunte e a cerâmica propriamente dita.

  • D.

    A dificuldade para aplicação das tintas epoxídicas não impede sua larga aplicação em paredes, chegando, atualmente, a superar a das tintas acrílicas.