Arquitetura

Considerar os equipamentos e o mobiliário é fundamental para a configuração definitiva dos ambientes, o que normalmente se faz após a aprovação do estudo preliminar. O dimensionamento final dos ambientes depende dos equipamentos e do mobiliário de cada um. Não se deve dimensionar um ambiente nem a mais, nem a menos. O ideal é que ele tenha o tamanho necessário, considerando uma certa folga, porque os equipamentos estão sempre mudando. O posicionamento dos equipamentos e do mobiliário orienta os projetos de instalações, pois, caso eles não estejam no lugar, não será possível definir adequadamente o leiaute que vai condicionar a colocação de tomadas, dos pontos de luz, de água e de esgoto. A definição de tal posicionamento serve também para orientar projetos complementares mais específicos, como a instalação de ar condicionado e a localização das centrais de serviços.

                                                                      

Tendo como referência inicial o texto acima, e considerando que, ao projetar um centro cirúrgico ou um simples posto de enfermagem, o arquiteto deverá ter uma perfeita noção dos objetivos e do funcionamento da unidade ou do ambiente e, ainda, das relações desses espaços funcionais com os demais, julgue os itens subseqüentes.

O leiaute definitivo do ambiente resulta do posicionamento dos equipamentos e do mobiliário, após a aprovação do estudo preliminar.

  • C. Certo
  • E. Errado