Arquitetura

O Museu de Altamira, em Santillana del Mar, Espanha, do arquiteto Juan Navarro Baldeweg (1995-2000), foi projetado para solucionar os problemas de conservação de suas covas pré-históricas. Do conhecimento do estado de deterioração do sítio, surgiu a necessidade de implantar próximo ao recinto uma "réplica" para receber a numerosa afluência de visitantes. Observe a seguir desenhos e imagens do projeto.

 

Analisando-se as características dessa arquitetura, considere as afirmações abaixo.

I. A proposta é cuidadosa com a paisagem, reduzindo o impacto negativo de construções e estacionamentos que requerem considerável ocupação de superfície.

II. A arquitetura resultante tem valor próprio evidenciado em formas de caráter mínimo que emergem segundo uma geometria flexível, adaptando-se ao terreno inclinado.

III. Nos espaços interiores a luz é protagonista, tanto a natural quanto a artificial servirão de apoio conforme as exigências expositivas.

IV. A criação da "réplica" sugere a interpretação de sua instalação na paisagem como "imagem espelho" ou refletida que supõe um âmbito "virtual".

É correto o que se afirma em:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III, apenas.